Necessidades de controle de acesso em áreas alfandegadas

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Necessidades de controle de acesso em áreas alfandegadas

De acordo com o World Bank, em 2022 as exportações representaram 16,9% do PIB do Brasil. Toda essa carga exportada e importada precisa de autorização para ser armazenada e transportada.


1. O que são áreas alfandegadas?

Áreas alfandegadas são locais autorizados pela Receita Federal do Brasil (RFB) para armazenamento e trânsito de mercadorias, veículos e pessoas com origem ou destino ao exterior. São principalmente os portos, aeroportos, centros logísticos, portos secos, pontos de fronteira e remessas postais.

 

Essas áreas podem ser divididas em duas zonas: 

  • Zona primária: portos, aeroportos e pontos de fronteira.

  • Zona secundária: áreas destinadas ao recebimento de carga de importação ou exportação, controladas pela alfândega. São espaços amplos, dotados de áreas para armazenagem, pátio de containers, perfeito controle de entrada e saída da carga e local para os serviços aduaneiros, com acesso das cargas controladas por regime de trânsito aduaneiro.

 

O Brasil conta com diversas áreas alfandegadas, mas as principais são portos e aeroportos. Alguns exemplos podem ser:

  • Terminal Pasa – Porto de Paranaguá: O terminal Pasa, no Porto de Paranaguá, foi implantado em abril de 2002, sendo o primeiro terminal especializado no embarque de açúcar a granel na região sul do país. 

 

2. O que é o Siscomex?

Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), é um portal do Governo Federal que reúne os dados de registro, monitoramento e controle de todas as atividades de comércio exterior.

Pode ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas que precisam realizar operações de Comex. Através do portal, as transações de comércio exterior são facilitadas, já que ele engloba todas as informações ligadas a exportações e importações que acontecem no Brasil.

O objetivo do Siscomex é tornar os processos mais eficientes e padronizados, além de centralizar as relações entre o governo e as empresas públicas e privadas do comércio exterior.


O Sistema de Controle de Acesso Invenzi é integrado ao Siscomex, automatizando processos e tornando-os mais eficientes. Como por exemplo, qualquer movimento que ocorre em áreas alfandegadas é enviado em tempo real ao Siscomex. Com isso, nossa solução otimiza ambientes de portos e aeroportos com total segurança.


3. Logística integrada em áreas alfandegadas

 

A busca pela diminuição de ruídos e problemas de comunicação são os principais motivos pela busca de uma logística integrada. Um sistema totalmente integrado permite que a logística funcione de uma maneira mais adequada, atendendo da melhor forma a demanda do cliente, poupando tempo e grandes investimentos.

 

Uma logística integrada traz algumas vantagens:

  • Eficiência operacional: Coordenação eficaz de todas as etapas de importação e exportação, reduzindo custos operacionais e levando mais fluidez ao trabalho. Um exemplo de melhoria na eficiência operacional seria a integração de sistemas, como por exemplo, o sistema de controle de acesso ao Siscomex

  • Maior transparência: Pensando em todos os sistemas integrados, as informações estarão concentradas em apenas um lugar, tornando mais fácil o monitoramento de todo o desempenho logístico, facilitando a tomada de decisões.

  • Resposta ao mercado: Por meio dessa logística integrada, as empresas podem ser mais flexíveis, e conforme ocorram mudanças de demandas do mercado, é mais fácil se adaptar a elas. Ao falar de comércio exterior, todas as condições de mercado podem mudar rapidamente.

  • Atenção a regulamentações: Essa é uma área que envolve o contato com muitas regulamentações e leis, portanto, sua logística deve ser pensada em formas de atender a essas demandas. 


Essas são algumas observações sobre ambientes alfandegados. Assim, conclui-se que um dos diferenciais para a busca do sucesso nestes ambientes é ter um sistema integrado. 

Ao procurar empresas para as diferentes demandas dentro do seu ambiente, certifique-se de que elas estão preparadas para integrar os mais diversos sistemas, e que sejam flexíveis, para possibilitar as adequações ao mercado e às regras do seu negócio.